O mundo dos lápis de cores
Lápis de cor tem uma infinidade de grandes atributos para oferecer ao artista iniciante ou experiente. Eles são portáteis, não tóxico, fácil de usar, dependendo da marca e qualidade do lápis de cor, eles podem ter um baixo custo ou não, e para aqueles interessados em explorar a sua gama completa, eles são absolutamente indispensáveis.
Não tem segredo para pintar com lápis de cor, como a maioria das pessoas imaginam, mas há técnicas de como usá-lo e a prática para elaborar pinturas bem feitas ou até mesmo desenvolver novas técnicas de como pintar com os mesmos.
Devo mencionar, que as técnicas apresentada nesta página não são as melhores ou única maneira de se pintar à lápis de cor, quem já utiliza "profissionalmente" esse material em suas ilustrações, normalmente tem sua própria maneira de manuseá-lo que aprendeu com o tempo de prática e observação.
Escolhendo o material
Se é a primeira vez que você está pintando à lápis de cor, então experimente um pequeno conjunto de 12 ou 24 cores para ver se gosta do material. No Brasil há muitas boas opções para atender todas as aplicações do desenho, como paisagens ou retratos. As marcas de melhor qualidade são mais duradouras. Os lápis de cor são melhores para contornos e podem sobrepor as cores de várias maneiras.
Use os lápis de cor para desenhar linhas de contorno e linhas paralelas ou cruzadas para criar sombras, faça rabiscos, sobreponha as cores ou desenhe linhas juntas para produzir áreas de cor.
Lápis
Existem três tipos básicos de lápis de cor. Os lápis a base de cera, que são os da imagem acima, os lápis a base de óleo (conhecidos como giz de cera, algumas marcas importadas tem seu corpo de madeira também, mas são como os giz de cera que conhecemos) e lápis solúveis em água (que tem uma pasta de goma, que reage à água, semelhante à pintura aquarela), ou seja os lápis aquareláveis. Cada marca de lápis tem características próprias que valem a pena experimentar. Muitas lojas de artesanato ou de arquitetura vendem lápis individualmente, marcando mais fácil para você misturar e combinar seus lápis, conforme necessário.
Faber Castell comum ou escolar, Staedtler, Polycolor (a base de cera) e Mondeluz (aquarelável) da Koh-I-Noor. Essas marcas você poderá encontrar em qualquer loja de materiais artísticos especializadas. As marcas como: Prismacolor, Derwent e Raffiné, que também uso, não estão a venda no Brasil, só é possível comprá-los em sites internacionais de venda como Ebay e Amazon.com ou outros similares.
O sucesso de apagar suas marcas de lápis de cor depende de dois fatores principais: a cor da linha de lápis e a quantidade de pressão que foi aplicada. Cores escuras tendem a manchar o papel, tornando-os difíceis de remover, e as linhas pesadas são difíceis de apagar, especialmente se a superfície do papel foi amassado. As borrachas mas utilizadas são Tombow ou Staedtler (da direita para esquerda na imagem acima) para apagar grandes áreas borradas com resíduos dos lápis que vão se espalhando conforme vai riscando o papel, principalmente quando houve pressão do lápis sobre o papel durante a pintura. Para as áreas mais difíceis, use uma borracha elétrica (canto da esquerda para a direita), que também é difícil de encontras nas lojas brasileiras.
Imagem 02
Estas ferramentas são basicamente lápis de cor, mas sem qualquer pigmento, e eles são ótimos para criar suaves misturas brilhantes. Depois de aplicar duas ou mais camadas de cores diferentes, estes lápis quando riscados em cima da área colorida, as cores se misturam. A superfície do papel vai se tornar um pouco escorregadio depois de usar um misturador (blender), por isso todas as cores que você adicionar sobre a camada onde foi utilizado o lápis incolor, irá deslizar facilmente no papel. Essa técnica é chamada de "polimento" (ilustração abaixo) é muito útil para fazer superfícies brilhantes em uma pintura à lápis de cor, ou quando você quer deixar a pintura mais uniforme, lisa sem ter que fazer pressão durante está colorindo seus desenhos.
Infelizmente esses lápis misturadores de cores ainda não estão disponíveis no Brasil, somente em site internacionais. Porém, há outra alternativa de fazer a técnica de polimento, usando os marcadores coloridos, ou o marcador blender (ilustração abaixo), que são vendidos avulso ou em estojos das marcas promarker ou copic.
Marcadores Blender são ainda mais eficaz do que liquidificador lápis na mistura suas cores. Eles trabalham para dissolver suas cores e misturá-los direito no papel, o que lhe permite atingir uma aparência lisa.
Sua escolha do papel é o fator mais importante na forma como o seu trabalho vai sair. Muitos trabalhos não irão realizar-se aos rigores da aplicação de várias camadas de cor, de modo que vale a pena tomar um tempo para testar um novo papel antes de investir muito tempo em um projeto e acabar ficando frustrado e achar que pintar não é a sua praia. Se você está planejando usar lápis aquareláveis e desmanchar sua pigmentação posteriormente, certifique-se de usar papel de aquarela. Não há uma regra que diga qual é o melhor papel para pintar à lápis de cor, o que há é como o artista gosta da textura de sua pintura. Tanto faz se o papel for branco ou colorido, liso ou poroso, cada artista descobrirá o seu papel favorito para usar essa técnica de pintura, por isso é sempre bom, investir em tipos de papeis de tonalidade, gramas e marcas diferentes. Existem papes de gramatura de 100 à 224g/m², marcas como Mi-teinte, Canson - linha universtária e Filiart Renaud escololha o seu favorito.
Os materiais extras podem ser muito importante no acabamento de sua pintura.
Borrachas
O sucesso de apagar suas marcas de lápis de cor depende de dois fatores principais: a cor da linha de lápis e a quantidade de pressão que foi aplicada. Cores escuras tendem a manchar o papel, tornando-os difíceis de remover, e as linhas pesadas são difíceis de apagar, especialmente se a superfície do papel foi amassado. As borrachas mas utilizadas são Tombow ou Staedtler (da direita para esquerda na imagem acima) para apagar grandes áreas borradas com resíduos dos lápis que vão se espalhando conforme vai riscando o papel, principalmente quando houve pressão do lápis sobre o papel durante a pintura. Para as áreas mais difíceis, use uma borracha elétrica (canto da esquerda para a direita), que também é difícil de encontras nas lojas brasileiras.
Não use borrachas de vinil para remover lápis de cor, o atrito entre a borracha e o papel pode realmente retirar acera do papel, mas também machuca o papel, estragando a qualidade da sua arte.
Apontador ou Estilete?
Com os apontadores, você pode conseguir vários efeitos, dependendo de como afiada ou longa você quer a ponto do lápis, mas geralmente você vai querer manter seus lápis bem apontados em todos os momentos. Apesar de ter apontador, eu raramente uso, porque eles têm uma tendência a quebrar as pontas de lápis e triturar a madeira, mesmo sendo a melhor marca de apontador portátil, mas alguns artistas gostam deles. Os apontadores elétricos são os mais indicados tanto para lápis de cor como para lápis grafites, isso se você quer as pontas sempre perfeitas e afiadas, porém são muito caros. E prefirível o estilete, pois nos poupa de ficar apontando várias vezes em curto tempo, normalmente fasemos pontas longas e não muito afiadas. Para áreas muito pequenas que exige uma precisão dos riscos ou uma pintura bem delicada, ou seja, pontas bem afiadas e se possível longas, usamos as minas grafites (abaixo imagem 01) para lapiseira 3.8mm da Koh-I-Noor que são vendidas em 24 cores e também avulso. Além dessas, há as mina grafite 2.0mm, com bastante cores variadas também da Koh-I-Noor e a mina grafite 0.7mm da Pentel, mas que infelizmente no Brasil encontramos apenas das cores azul e vermelho. ( imagem 02)
Lápis Incolor ou Misturador de Cores
Estas ferramentas são basicamente lápis de cor, mas sem qualquer pigmento, e eles são ótimos para criar suaves misturas brilhantes. Depois de aplicar duas ou mais camadas de cores diferentes, estes lápis quando riscados em cima da área colorida, as cores se misturam. A superfície do papel vai se tornar um pouco escorregadio depois de usar um misturador (blender), por isso todas as cores que você adicionar sobre a camada onde foi utilizado o lápis incolor, irá deslizar facilmente no papel. Essa técnica é chamada de "polimento" (ilustração abaixo) é muito útil para fazer superfícies brilhantes em uma pintura à lápis de cor, ou quando você quer deixar a pintura mais uniforme, lisa sem ter que fazer pressão durante está colorindo seus desenhos.
Infelizmente esses lápis misturadores de cores ainda não estão disponíveis no Brasil, somente em site internacionais. Porém, há outra alternativa de fazer a técnica de polimento, usando os marcadores coloridos, ou o marcador blender (ilustração abaixo), que são vendidos avulso ou em estojos das marcas promarker ou copic.
Marcadores Blender são ainda mais eficaz do que liquidificador lápis na mistura suas cores. Eles trabalham para dissolver suas cores e misturá-los direito no papel, o que lhe permite atingir uma aparência lisa.
Papel
Sua escolha do papel é o fator mais importante na forma como o seu trabalho vai sair. Muitos trabalhos não irão realizar-se aos rigores da aplicação de várias camadas de cor, de modo que vale a pena tomar um tempo para testar um novo papel antes de investir muito tempo em um projeto e acabar ficando frustrado e achar que pintar não é a sua praia. Se você está planejando usar lápis aquareláveis e desmanchar sua pigmentação posteriormente, certifique-se de usar papel de aquarela. Não há uma regra que diga qual é o melhor papel para pintar à lápis de cor, o que há é como o artista gosta da textura de sua pintura. Tanto faz se o papel for branco ou colorido, liso ou poroso, cada artista descobrirá o seu papel favorito para usar essa técnica de pintura, por isso é sempre bom, investir em tipos de papeis de tonalidade, gramas e marcas diferentes. Existem papes de gramatura de 100 à 224g/m², marcas como Mi-teinte, Canson - linha universtária e Filiart Renaud escololha o seu favorito.
Materiais Extras
Os materiais extras podem ser muito importante no acabamento de sua pintura.
Um pincel de pó (1) pode ser muito útil para remover suavemente o resíduo do lápis de seu papel, pois sua mão pode manchar as cores e se soprar no papel pode deixar gotas de saliva.
A fita crepe (2) pode ser usado para fixar o seu papel na mesa, evitando ficar girando o papel enumeras vezes, onde haverá outros possíveis resíduos de lápis e sujando o seu papel frente e verso.
Os lápis de cor policromos e aquareláveis ( quando a pintura for sem adição de água) facilmente borram, então ao final da pintura, usar spray fixadores (3-5) pode ser de extrema importância para durabilidade de sua arte, só não exagera na aplicação, pois alguns fixadores podem deixar uma camada fina de névoa azul esbranquiçada ou amarelada de cera que pode se desenvolver quando você trabalha com várias camadas de cor e aplicapressão no papel.
Sabe quando o lápis já está no seu finalzinho, que já é quase impossível de segurá-lo entre seus dedos e continuar pintando? Pois bem, o prolongador de lápis (6) foi criado para isso, para você poder aproveitar ao máximo do seus lápis de cor.
Se você não tem prática com estilete para deixar suas pontas bem finas, ou com apontadores, que sempre acaba quebrando as pontas e ter que apontar novamente. Você pode usar a lixa para lápis (4) tanto para grafites como para lápis de cores, se preferir, as lixas comuns para madeira também serve.
E como toque final em sua pintura, você pode dar alguns efeitos de luz usando a caneta Posca (7 - 8) branca ou preta ou qualquer outra cor que você queira dar mais destaque no seu trabalho.
Conhecendo um pouco sobre a teoria da cor básica pode realmente ajudá-lo no desenho com lápis de cor.
As cores complementares são as duas cores em frente a outra na roda de cores (como o vermelho e o verde, laranja e azul ou amarelo e roxo).
Usando Cores Complementares
Quando colocados lado a lado, as cores complementares ficam vivas, formando contrastes interessantes.Usando uma cor complementar no fundo fará com que o desenho se destaque, impressão de estar fora do papel.
Agora pratique bastante as combinações de cores, a imagem acima serve de exemplo para você trabalhar, mas você também pode experimentar outras combinações.
Você também pode fazer um aquecimento antes de realmente pintar. Em um pedaço de papel de rascunho,faça diferentes rabiscos e linhas, mude a pressão e tente segurar seu lápis de diferentes maneiras.
A maneira como você segura o lápis terá um impacto direto sobre os traços que você fará. Alguns rabiscos permitirá que você pressione com mais firmeza sobre o papel, resultando em traços escuros, densos.
Bom, agora é só pegar seus lápis de cores e papel e praticar muuuuito. :)
Agora que você já tem uma certa prática de como segurar o seu lápis de cor vamos seguir com algumas dicas básicas de dar volumes nos desenhos.
Seguindo Contornos
Para que os desenhos pareçam naturais e e tenham volume e profundidade, os traços de lápis de cor, e (se necessário traços subsequentes de água ou solvente, deve ser sempre aplicados na mesma direção e seguir os contornos, textura ou grão do tema a ser colorido.
Aplicação pesada de pigmento feito tudo de uma vez vence a sua capacidade de utilizar características exclusivas translúcidas de lápis de cor, porque eles são simplesmente dominado.
Contaminação de cor
Como misturar e combinar as cores
Os lápis de cores são transparentes, porém não é possível misturar as cores como se estivesse usando tintas ou pasteis. Para formar as misturas de cores, você precisa criar camadas em cima de camada de cor.
Roda de cores |
A roda de cores é uma ferramenta de referência útil para a compreensão das relações de cores. Sabendo onde cada cor encontra-se no círculo de cores torna fácil entender como as cores se relacionam e reagem uma com a outro.
Na imagem acima, A roda de cores básicas é formadas pelas três cores primarias e as secundárias em fatias menores centralizadas nas cores terciárias.
Conhecendo um pouco sobre a teoria da cor básica pode realmente ajudá-lo no desenho com lápis de cor.
*Exercício: Crie uma roda de cores básicas.
Para ter uma noção de como as cores funcionam juntas e se relacionam entre si, faça uma roda de cores.
Para ter uma noção de como as cores funcionam juntas e se relacionam entre si, faça uma roda de cores.
Use um prato para fazer o círculo e divida-o em seis fatias. Coloque as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) em cantos opostos e distante um do outro, ou seja, pintando uma fatia e a outra não. Nas fatias que ficarão vazias, coloque as cores secundárias:
- Verde - formado por azul e amarelo
- Laranja - formado por amarelo e vermelho
- Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho
E pronto você terá sua primeira roda de cores básicas.
Você pode continuar a fazendo isso com uma roda maior dividido em 12 ou 24 fatias e continue a misturar as cores primárias e cores secundárias juntas. quando misturamos as cores primárias com as secundárias encontraremos as cores terciárias. Fazer uma roda de cores com lápis de cor, não é necessário misturar as cores como foi falado anteriormente, pois num estojo de 24 cores, pode se dizer que se encontrará as cores primárias, secundárias, terciárias e as complementares, você só precisa saber quais são cores corretas que pertencem a cada grupo.
Cores Terciárias
Cores Complementares
As cores complementares são as duas cores em frente a outra na roda de cores (como o vermelho e o verde, laranja e azul ou amarelo e roxo).
Usando Cores Complementares
Quando colocados lado a lado, as cores complementares ficam vivas, formando contrastes interessantes.Usando uma cor complementar no fundo fará com que o desenho se destaque, impressão de estar fora do papel.
Agora pratique bastante as combinações de cores, a imagem acima serve de exemplo para você trabalhar, mas você também pode experimentar outras combinações.
Você também pode fazer um aquecimento antes de realmente pintar. Em um pedaço de papel de rascunho,faça diferentes rabiscos e linhas, mude a pressão e tente segurar seu lápis de diferentes maneiras.
A maneira como você segura o lápis terá um impacto direto sobre os traços que você fará. Alguns rabiscos permitirá que você pressione com mais firmeza sobre o papel, resultando em traços escuros, densos.
Bom, agora é só pegar seus lápis de cores e papel e praticar muuuuito. :)
Agora que você já tem uma certa prática de como segurar o seu lápis de cor vamos seguir com algumas dicas básicas de dar volumes nos desenhos.
Seguindo Contornos
Para que os desenhos pareçam naturais e e tenham volume e profundidade, os traços de lápis de cor, e (se necessário traços subsequentes de água ou solvente, deve ser sempre aplicados na mesma direção e seguir os contornos, textura ou grão do tema a ser colorido.
Adição de cor gradualmente
Independentemente da técnica, a cor é sempre adicionado de forma gradual, com o mínimo de pressão possível e uma ponta de lápis afiada.
Contaminação de cor
As cores podem ser contaminadas sem querer misturar uma com a outro. Devido a translucidez do lápis de cor, a contaminação é mais perceptível quando a cor escura é arrastado para uma cor clara, como mostra a imagem abaixo. Para evitar a contaminação de áreas de cor mais clara, o ideal é arrastar a cor clara para cor mais escura.
Pintando da escura para o mais claro
Pinte o valor mais escuro de uma área específica em primeiro lugar, e em seguida, adicione cores mais claras na parte superior. A translucidez única do lápis de cor permite que os valores mais escuros apareça através decores mais claras pintadas sobre eles, enquanto as cores mais claras mantêm a sua visibilidade.
Agora que tal usar esse mesmo exemplo e tentar pintar o seu próprio vaso, ou desenhe qualquer outro o objeto no qual você poderá aplicar essa mesma técnica.